Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Desde 2013 está disponível on-line e como uma aplicação para Windows, OS X, e Linux. Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos.
Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos. Ele depende do uso de kits prontos de montagem ou transformação de outros materiais, como sucata e itens recicláveis para compor as peças do robô.
Maker, em inglês, significa realizador, criador, fazedor. O Movimento Maker é um desdobramento, com recursos ampliados, das inúmeras possibilidades de massificação abertas, nas últimas três décadas, pela miniaturização e popularização de objetos de informática, computadores pessoais, circuitos, softwares e hardwares livres.
A modelagem 3D está presente em diversos setores, desde a criação de personagens de jogos até grandes projetos arquitetônicos. Sendo assim, podemos considerar essa uma atividade bastante ampla, podendo ser feita de diversas formas e para várias finalidades.